Francisco de Assis França é radialista em Muritiba, Recôncavo Baiano,há quase vinte anos. Nasceu em Almino Afonso, no Rio Grande do Norte e é cronista esportivo que vai ao ar das 13 às 14 h,de segunda a sábado, na Rádio Vox AM de Muritiba, o profissional já conquistou os moradores da cidade e a sua audiência aumenta cada vez mais. Trabalha nessa emissora desde que começou sua carreira profissional e se sente respeitado e valorizado.
Antes de iniciar a profissão, trabalhava para a empresa Odebrecht como assistente administrativo. Mas como a vida muda a cada minuto, como ele mesmo diz, acabou exercendo a atividade de radialista na área de esporte e lazer já na própria companhia.Trabalhava em torneios, campeonatos do SESI, divulgava campeonatos esportivos, etc. Atuou em Rondônia, Roraima, Amapá, Espírito Santo e Sergipe, através da empresa. Considera a profissão muito boa, pois quando você é consciente do que faz, do que exerce, o resultado é gratificante. "É importante estar atrás do microfone e mais importante ainda é respeitar o colega profissional. Não adianta ser famoso e não respeitar a profissão nem se respeitar. Acaba com a classe", afirma.
Para ele, a indentidade do profissional é a carteira do sindicato."É preciso ter registro profissional, não é só trabalhar para uma rádio. É mais do que colocar um colete e fazer entrevista", fala lembrando que que atualmente está muto diferente do que era quando ele começou. Acha fundamental ter registro profissional, procurar o sindicato. Sua DRT tem mais de quinze anos.
O programa que faz na Rádio Vox tem um contrato anual. Ele não é empregado, mas também não tem seguro de saúde nem outros benefícios. Seus ganhos dependem do rendimento de cada mês. Busca anunciantes para o pagamento das despesas e para o seu próprio lucro. Dessa maneira, não possui proteção trabalista nem qualquer direito. Não tem salário, nem depósito no INSS, nem PIS. Mesmo assim, acha que a profissão é gratificante e acredita que não tem nada melhor do que ter o seu própio programa. O rádio é a sua paixão.
No seu programa insiste em dizer que as pessoas precisam estar bem informadas e bem atualizadas.É através dele que o ouvinte consegue se inteirar do que está acontecendo no esporte, além de também informar-se sobre saúde, questões sociais, educação e cultura. O 'Bate-Papo Esportivo' pode ser acessado através do endereço www.projetoativareconcavo.com. Ele pretende continuar com o programa ainda por muito tempo, embora sempre diga que nada é eterno na vida. "Hoje estamos aqui, amanhã estaremos lá", lembrou. É casado e pai de duas filhas. Para ele, não há prazer maior do fazer rádio.
Fonte: jornal "Notícias da Comunicação" e Blog do Noticias em Destaques